POEMAÇÃO

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

EU E BOB MARLEY

     





   Hoje é um dia especial, pelos menos para mim que estou vivendo o meu natalício, dia muito especial mesmo (06)seis de fevereiro de 2015 dia do aniversário de Bob Marley,grande músico responsável pelo crescimento vertiginoso do reggae  e sua popularização por todo o planeta, assim como fez "nosso" João Gilberto criador de umas das batidas da bossa nova e interprete maior do estilo ao violão.
   Falando de comemorações, os 30 anos de axé music tem fortes ligações com o reggae ambos os gêneros musicais são dançantes se espalharam velozmente e se internacionalizaram. Claro que o reggae surge da luta do povo oprimido da Jamaica, como trilha sonora do movimento rastafari, movimento religioso que através de Bob teve sua plataforma de luta divulgada pelo mundo, enquanto o axé transitou numa miscelânea de ritmos afros latinos para a satisfação dos foliões do carnaval baiano focado em blocos e nos trios elétricos e uma elitização crescente da alegria.
   Com mais de 75 milhões de discos vendidos, Marley focou seu trabalho na luta dos pobres e oprimidos, nas questões sociais, busca da paz,libertação e resistência, sua morte precoce fruto de um fundamentalismo que o impediu de cortar o mal pela raiz(amputar dedo do pé), não o impediu de deixar para posterioridade uma obra musical de primeira, com sucessos como: I shot the sheriff, No woman no cry (gravada a versão por Gil), Get up,Stand Up, Redemption Song, Kaya e muitos outros. Quanto a mim, compartilho com Marley a música e o amor pela liberdade a busca de um desenvolvimento sustentável e harmônico com a natureza, um mundo mais humano e igualitário sem falar no uso sacramental ou não da Kaya, Ganja, cabeça de nego. 
   No mais hoje em dia me identifico com Marley o cachorro adotado por um casal de jornalista no filme "Marley e eu" comédia dramática dirigido por David Frankel, onde um cachorro de nome Marley em homenagem a Bob mostra-se incorrigível e incapaz de ser adestrado, e' a recusa em encostar em árvore que dá sombra, vamos seguir pelos caminhos de espinhos, como Sade, a incompreensão matuta das regras óbvias da nossa natureza social: escravidão e submissão ao poder, pavor da educação, da religião vivendo em uma misantropia crescente vou andando deprimido e assustado enquanto seu Lobo não vem, nem a deusa Kali, sendo assim agradeço aos meus pais a glória de me lançarem nesse mundo de feras. 

Nenhum comentário: